O tráfico de mulheres é uma das modalidades do tráfico de pessoas mais praticadas no mundo contemporâneo. O tráfico de mulheres em sua essência, se presta a escravidão sexual e à venda da mulher como objeto sexual.Segundo Relatório da Anistia Internacional, o tráfico de pessoas é uma das formas ilegais mais lucrativas no mercado mundial. Dados da OIT (Organização Internacional do Trabalho) estimam que o tráfico humano movimente por ano cerca de 32 bilhões de dólares.



Para quem realiza este tipo de exploração, a atividade tem baixos riscos e altos lucros. As mulheres traficadas entram no seu país de destino com visto de turista e a ação da exploração sexual muitas vezes é camuflada nos registros por atividades legais como o agenciamento de modelos, babás, garçonetes ou dançarinas.



Poucas das mulheres vítimas deste crime têm ciência de que a migração se destina à exploração sexual. Por vezes elas permanecem em cárcere privado, sob permanente vigilância, além de sofrerem preconceito e discriminação por parte dos clientes e dos donos dos estabelecimentos.

Sabe-se que essas mulheres trabalham de 10 a 13 horas diárias no mercado do sexo, não podendo recusar clientes e sendo submetidas ao uso abusivo de drogas e álcool para permanecerem despertas .Elas acabam não se reconhecendo como traficadas, não se dão conta da grave exploração que sofrem, apenas admitem que foram enganadas.

O tráfico para fins de exploração sexual traz irreversíveis consequências às mulheres. Estas ficam expostas a todo tipo de doença sexualmente transmissível, inclusive ao vírus HIV, sofrem ataques físicos por parte dos clientes, são atacadas sexualmente pelos aliciadores, têm que lidar com constantes ameaças ou intimidações por todo o período que permanecem em regime de escravidão sexual, além de destinarem todo o dinheiro que arrecadam para pagar a dívida contraída com os cafetões.

Para a Associação para a Prevenção e Reinserção da Mulher Prostituída (APRAMP) a situação das brasileiras inseridas neste mercado de exploração merece atenção. A instituição alerta que o Brasil é hoje o país com maior número de mulheres traficadas para fins sexuais da América do Sul. Dados da Pesquisa Nacional sobre o Tráfico de Mulheres, Crianças e Adolescentes (PESTRAF) contabilizam 110 rotas nacionais e 131 rotas internacionais, sendo 32 dessas para a Espanha.

O mais alarmante é que se detectou que vem aumentando a quantidade de
brasileiras que entram nos países de língua latina da Europa para fins de exploração sexual. Dessas tantas, muitas estão sofrendo uma nova forma de exploração: a revenda. As mulheres permanecem um pequeno período, menos de 28 dias, em um estabelecimento de prostituição, em seguida são revendidas a outros estabelecimentos com a finalidade levar novas possibilidade de escolha dos clientes. Para a estudiosa do assunto Iana Matei, o aumento desse comércio de troca é consequência da relação de traficantes de entorpecentes com a exploração sexual, levando a este ramo a administração em rede e a renovação de mercadoria para lucrar mais.




A Fundação francesa Scelles, que luta contra a exploração sexual, divulgou que há cerca de 42 milhões de pessoas em situação de prostituição no mundo; 75% dessas são mulheres com idade entre 13 e 25 anos.

O relatório da OIT sobre o assunto acrescenta que são de classes populares, apresentam baixa escolaridade, habitam em espaços urbanos periféricos com carência de saneamento, transporte (dentre outros bens sociais comunitários), moram com familiares, têm filhos e exercem atividades laborais com baixa remuneração. Muitas delas já foram submetidas a alguma forma de prostituição.

O mesmo relatório avalia que entre as causas do tráfico de pessoas para fins de exploração sexual estão: instabilidade política, econômica e civil em regiões de conflito, emigração não legalizada, violência doméstica, ausência de oportunidades de trabalho. Esta última é maior motivação por conta da vulne-rabilidade social e econômica em que essa situação insere as mulheres.


A sociedade capitalista expõe o corpo das mulheres, utilizando para vender os mais variados produtos e leva esta mercantilização até as últimas consequências, tornando as próprias mulheres mercadorias, as quais se vendem, se compram, se usam e se exploram da maneira mais cruel.

Esta dura realidade coloca a toda classe trabalhadora e em específico às mulheres a necessidade de lutar para colocar fim a esta exploração e opressão. Coloca a necessidade de organização para que tenha fim de uma vez por todas este sistema, que se utiliza do corpo, do sangue, do trabalho de uma enorme parcela da população para enriquecer uma minoria.



NOTA: Só o conhecimento dessa triste realidade é que poderá impedir que mais jovens caiam nas mesmas armadilhas.
Nem todas as ofertas e trabalhos no exterior são do tráfico, por isso, deve-se pesquisar em fontes confiáveis antes.





Os traficantes fazem falsas promessas de emprego como babás e modelos e até mesmo apresentam a prostituição como uma oportunidade mágica de enriquecimento.Segundo afirma um juiz, o tráfico de mulheres costuma ser mais vantajoso para um criminoso que o tráfico de drogas, uma vez que a mulher explorada não é descartável e pode ser reutilizada por meio de diversas vendas, sendo esse ciclo encerrado apenas com a morte ou o enlouquecimento da vítima.

Somos todos um. Os problemas que hoje não me afetam, podem bater à minha porta amanhã. Não estamos livres de nada e nada se realiza sozinho.

I.Amanda Boldeke



Mulher que inspirou Morena de 'Salve Jorge' conta o drama no exterior

http://globotv.globo.com/globocom/g1/v/mulher-que-inspirou-morena-de-salve-jorge-conta-o-drama-no-exterior/2370479/


Central de Atendimento – Ligue 180 . Também disponível gratuitamente para três países - Espanha, Itália e Portugal que somam 92% da demanda recebida pelo governo brasileiro -, serviço já tem demanda de mais cinco: El Salvador, França, Inglaterra, Luxemburgo e Suíça.




12 comentários:

  1. O tráfico de mulheres é um problema bem conhecido, mulheres são enganadas com promessas de ganhar dinheiro e elas acabam sendo escravas do sexo, os criminosos sabem escolher as vítimas geralmente são mulheres novas com filhos e com uma vida financeira precária. As mulheres precisam tomar muito cuidado pois tem muitos em pele de cordeiro que são verdadeiros lobos. Sol ótimo post e esclarecedor beijos.
    Blog/Grupo Amigos/FanPage/ Pinterest/NetworkedBlogs/Bloglovin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Lucimar,este um problema mundial, é muito triste .....é desumano, eu não tenho palavras para descrever tamanha crueldade e indignação .....beijos

      Excluir
  2. Como sempre esclarecendo a todos sobre assuntos necessários minha querida e linda amiga!
    Estou morrendo de saudades de vc. o tráfico de mulheres é absurdo mas infelizmente é realidade em nosso país.
    te amo sabia/
    Beijinhos nesta alma linda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola ZIZI, pois é isso é uma violação emocional uma pessoa que passar por isso nunca mais será a mesma ....um grande beijo passarei para te visitar em breve.

      Excluir
  3. Wonderful beat ! I wish to apprentice even as you amend your website, how
    can i subscribe for a weblog website? The account aided
    me a acceptable deal. I were a little bit acquainted of this your
    broadcast provided shiny clear idea

    my site xtra size

    ResponderExcluir
  4. Oi Sol,
    boa tarde,
    é muito triste,
    mas é um problema global.

    A gente deve informar qualquer evento anormal ou incomum,
    você nunca sabe quem pode estar por trás =(
    é muito preocupante ...

    sempre muito interessantes as suas mensagens.

    Desejo-lhe um lindo fim de semana
    até segunda =)
    um grande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Ariel, poxa eu pesquisando sobre , é muita covardia das partes envolvidas, de pessoas as vezes que frequenta sua casa, e esta frase me chocar literalmente =(
      "Segundo afirma um juiz, o tráfico de mulheres costuma ser mais vantajoso para um criminoso que o tráfico de drogas, uma vez que a mulher explorada não é descartável e pode ser reutilizada por meio de diversas vendas, sendo esse ciclo encerrado apenas com a morte ou o enlouquecimento da vítima."

      Excluir
    2. Beijinhos e obrigada pela visita ...uma grande semana a você !!!




      Excluir
  5. Eu fiz um post sobre comentários e gostaria muito de contar com a sua opinião minha querida!
    Estou querendo abandonar tudo!!!
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NADA COMO O TEMPO

      Com o tempo, você vai percebendo que para ser feliz com uma outra pessoa, você precisa, em primeiro lugar, não precisar dela.

      Percebe também que aquele alguém que você ama (ou acha que ama) e que não quer nada com você, definitivamente não é o "alguém" da sua vida.

      Você aprende a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você.

      O segredo é não correr atrás das borboletas... é cuidar do jardim para que elas venham até você.

      No final das contas, você vai achar não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você!

      Beijinhos ZIZI =)

      Excluir
  6. Sol de quem é este texto lindo?
    Adorei seu comentário! Só não entendi se vc quis dizer para não comentar mais em nenhum blog ou só nos blogs amigos1
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola ZIZI , lindo texto né, é uma mistura de Mário Quintana com mais alguns kkkkk......não minha querida , eu disse para que você abra mais seu conteudo para a internet em geral, quanto a questão de comentários, isso tem que vir de você, comentar quando você esta disposta e quer... más não esperar o mesmo do autor em questão...para não se aborrecer, eu também comento as vezes, más não me apego a isso, porque se eles não estão aqui eu os encontro no FB ou no G+ OU NO YOUTUBE, todos estes lugar é importante para mim manter meus amigos, e sempre estamos em contato....tenho amigos que é D+ . beijinhos

      Excluir

ŞØŁ ŦΔΜΔŁ¥Ň ЖØЖØ

༺♥༻ℒℴѵℯ༺♥༻

Só por hoje:

Não se zangue,
Não se preocupe,
Seja grato,
Trabalhe com diligência,
Seja gentil para as pessoas.

नमस्ते NAMASTÊ – O DEUS QUE HÁ EM MIM SAÚDA O DEUS QUE HÁ EM TI!

Renata Marciano

 
© Terapia Floral - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Renata Sol Tamalyn.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo